Realidade Virtual no Facebook? Saiba como publicar as imagens em 360 graus

Existe Realidade Virtual no Facebook? Em partes. A Realidade Virtual se baseia na experiência imersiva, logo, precisamos de um óculos de imersão para criar essa experiência. Entretanto, é possível publicar imagens 360 graus e visualizar essas imagens de forma interativa, girando ela para todos os lados.


O Facebook possui uma versão exclusiva de seu aplicativo para os óculos Samsung Gear VR, Oculus Rift e Oculus GO. Essa versão de aplicativo permite uma experiência de Realidade Virtual no Facebook.

Já a versão padrão do Facebook só permite visualizarmos as imagens 360 e vídeos 360. Esse tipo de visualização não nos dá uma sensação de imersão virtual. Conseguimos apenas visualizar e interagir com esses conteúdos 360 a partir da tela do celular, tablet e computador.

A experiência de Realidade Virtual no Facebook só existe quando usamos alguns modelos de óculos. O aplicativo padrão do Facebook só apresenta imagens 360 e vídeos 360 de forma interativa, mas não imersiva.

As imagens 360 e vídeos 360

A Realidade Virtual no Facebook não é possível através do aplicativo padrão. Entretanto, para que as imagens 360 e vídeos 360 possam ser apresentados de forma interativa no app padrão do Facebook, é preciso realizar uma configuração. Essa configuração é feita nas propriedades de cada arquivo. E essas propriedades são chamadas de Metadados.

Quando as imagens e vídeos são gerados a partir de uma câmera 360, o Metadados já é configurado automaticamente. Mas, quando esses conteúdos são gerados e/ou editados a partir de softwares, os Metadados precisam ser configurados. É possível fazer isso manualmente, ou então utilizar outros tipos de softwares para fazer essas configurações de forma automática.

Os Metadados são atributos de configuração dos arquivos. Neles é possível indicar informações como Autor, Data de Criação, Data de Modificação, Tamanho, etc… Alguns desses atributos indicam se a imagem é 360 e são esses eles que o Facebook lê para ajustar a visualização da imagem.

Crie Tours Virtuais 360 na maior plataforma SaaS de Realidade Virtual

Fotografias 360 com câmeras 360

Quando captadas com câmeras 360, as fotografias 360 são geradas com as configurações necessárias para postagem no Facebook. As câmeras 360 já realizam a configuração no Metadados das fotografias. Não sei exatamente como isso é feito, talvez seja no firmware da câmera, talvez seja no aplicativo que dispara a captura. Bom, o que importa realmente é o resultado final: a fotografia 360 sai pronta para publicação no Facebook.

Fotografias 360 com câmeras DSLR

Alguns fotógrafos profissionais realizam a captura de fotografias 360 com câmeras DSLR. Essa técnica requer equipamentos e softwares específicos. Eles usam um conjunto de equipamentos contendo uma Câmera DLSR, uma Lente Fisheye e um Cabeçote Nodal Ninja. Após a captura das fotografias é realizada a “costura” através de um software de edição de imagens.

As fotografias 360 geradas dessa forma não possuem o Metadados configurado. Nestes casos, é preciso configurar o Metadados manualmente. Para auxiliar nesse processo é possível utilizar ferramentas como o MeuPasseioVirtual ToolsVR.

Render 360 com softwares de modelagem

Outra forma de gerar imagens 360 é a partir de um projeto 3D. Softwares de modelagem como o 3DS Max, Sketchup, Revit, LumionPromob possuem renderizadores que permitem a geração de imagens 360 (renderizadores como o V-Ray, por exemplo). Este é um outro caso onde as imagens geradas não possuem o Metadados configurado e é preciso configurar ele manualmente. Novamente, é possível utilizar uma ferramenta como o MeuPasseioVirtual ToolsVR.

Como configurar o Metadados de imagens 360

Configurar o Metadados não é algo complexo de se fazer. Inclusive, é possível fazer de forma manual, basta acessar as propriedades do arquivo e digitar o conteúdo correto. Entretanto, isso pode demandar um certo tempo caso sejam muitos arquivos.

Uma ótima alternativa é fazer uso de uma ferramenta que simplifica esse processo. É o caso do MeuPasseioVirtual ToolsVR. É possível configurar várias imagens de uma só vez a partir de apenas 2 (dois) passos.

Primeiro Passo

Acesse o site do MeuPasseioVirtual ToolsVR. No centro da página há um local indicando o carregamento das imagens para upload. Você pode (i) abrir uma pasta e carregar os arquivos direto de lá, (ii) ou  arrastar os arquivos desejados para o local indicado na página.

imagem-360-para-facebook-meupasseiovirtual-upload

Segundo Passo

Uma vez carregados os arquivo, MeuPasseioVirtual ToolsVR configura as informações necessárias no Metadados das imagens e disponibiliza os arquivos para download. Depois, é só clicar no botão “Baixar”! Sua imagem estará pronta para ser publicada no Facebook!

imagem-360-para-facebook-meupasseiovirtual-download

O MeuPasseioVirtual ToolsVR não altera as imagens, apenas configura o Metadados. Depois de baixar as imagens configuradas, é só compartilhar em sua timeline ou álbum de fotos.

Tutorial em Vídeo

Este é um outro tutorial em vídeo que mostra todo o procedimento para a configuração do Metadados e publicação no Facebook.

Sugestões de leitura

Tudo sobre imagens 360°: como criar, compartilhar e usar a Realidade Virtual

Entenda os 3 (três) pilares da Realidade Virtual

3 (três) passos para criar um Tour Virtual 360°

Espero que você tenha gostado do conteúdo e que aproveite bastante as dicas desse tutorial. Nos falamos mais nos próximos artigos!

Abraços!


Maicon Klug
contato@imersiovr.com

Sócio-fundador da Imersio
Idealizador do projeto MeuPasseioVirtual
Empreendedor
Investidor (Startups e Mercado Imobiliário)
—–

3 comentários sobre “Realidade Virtual no Facebook? Saiba como publicar as imagens em 360 graus

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.