20 maneiras de utilizar a Realidade Virtual no Mercado Imobiliário

Ela é uma das tecnologias emergentes mais impactantes que vimos surgir nos últimos anos. Criada inicialmente para jogos, ela também ganha destaque em outros setores como indústria, saúde e educação. Construtoras e imobiliárias também já passaram a utilizar a Realidade Virtual no Mercado Imobiliário.


A possibilidade de levar as pessoas para dentro de um ambiente totalmente digital é que incentiva as empresas a utilizar a Realidade Virtual. Essa experiência de imersão abre portas para novas oportunidades, possibilidades que não poderiam ser materializadas de forma física. E, quando olhamos para o mercado imobiliário, podemos ver facilmente o quanto a Realidade Virtual pode contribuir.

A inovação no Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário brasileiro não possui uma cultura de inovação. É claro que, essa não é uma verdade em todas as empresas desse setor. Mas, no geral, existe um grande conservadorismo ou até mesmo uma resistência quando o assunto é investimento em tecnologia.

Novas empresas estão trazendo ao mercado imobiliário diferentes ideias e modelos de negócio. Me refiro as ConstruTechs, que são startups de tecnologia com soluções que resolvem muitos dos problemas do setor. Essas soluções são abordadas de forma totalmente diferente dos modelos convencionais e já conhecidos.

A Realidade Virtual é uma dessas soluções. No Brasil, fomos uma das primeiras empresas a criar soluções imersivas para o mercado imobiliário. Nós abrimos um caminho e, hoje, vemos outras empresas seguindo nossos passos. E isso é ótimo! Juntos, estamos fazendo com que essa tecnologia se torne cada vez mais conhecida e acessível nesse setor.

A Realidade Virtual no Mercado Imobiliário

A Realidade Virtual faz com que nosso cérebro seja induzido a acreditar que um ambiente virtual é, de fato, um ambiente real. Ela permite “transportar” uma pessoa para dentro de um ambiente digital. Nesse ambiente, é possível visualizar os espaços e objetos com tamanho e profundidade realísticos, assim como no “mundo real”.

É difícil explicar a Realidade Virtual em palavras, é preciso passar por uma experiência de imersão para conseguir ter essa sensação. Você percebe como essa afirmação pode ser aplicada também ao mercado imobiliário? Por exemplo, é difícil explicar em palavras como são os espaços em uma planta baixa, é preciso visitar o imóvel para “sentir” isso.

Um dos benefícios que a Realidade Virtual traz ao mercado imobiliário é ajudar os clientes a “sentir” os imóveis. Sejam eles na planta ou usados. Por que precisamos visitar imóveis pessoalmente, se podemos ter a mesma sensação visitando eles virtualmente? E a visita virtual é apenas mais um desses benefícios.

Como utilizar a Realidade Virtual no Mercado Imobiliário

A Realidade Virtual contribui nos processos comerciais e de marketing. Seus benefícios são palpáveis, tanto para os corretores de imóveis quanto para os clientes. Eu listei 20 maneiras como utilizar a Realidade Virtual no mercado imobiliário. Seguem elas:

LANÇAMENTOS

1. Reduzir ou eliminar a construção de decorados físicos

Imóveis decorados físicos passam a não fazer mais sentido. O mesmo investimento feito na construção de um único modelo de apartamento, pode ser utilizado para a criação de vários outros decorados virtuais. Além disso, não demanda de espaços físicos para a construção.

2. O imóvel vai até cliente, não o contrário.

Não é mais necessário fazer com que o cliente se desloque até o local da obra. Imóveis decorados virtuais podem ser levados ao cliente, não importa o local. Ao vestir um óculos de realidade virtual, o cliente visita vários imóveis diferentes sem precisar gastar tempo com visitas presenciais (trânsito, gasolina e outros).

3. Diferentes layouts, várias ideias de decoração

Com o mesmo investimento de um decorado físico é possível criar vários decorados virtuais. Um mesmo imóvel apresentado com diferentes layouts é ótimo para atender clientes com perfis diferentes. Além de gerar maior empatia com os clientes, permitirá que eles tenham ideias de decoração para após a entrega o imóvel.

IMÓVEIS USADOS

4. Transformar imóveis físicos em virtuais

Imóveis físicos podem ser transformados em virtuais a partir de fotografias 360. A organização dessas fotografias em um Tour Virtual 360 permite navegar pelo imóvel no estilo Google Street View.

5. Reduzir ou eliminar visitas desnecessárias

As visitas virtuais permitem que o cliente conheça o imóvel sem a necessidade de ir até ele pessoalmente. É possível apresentar vários imóveis ao cliente sem precisar sair de casa, escritório ou plantão de vendas da imobiliária. Visitas virtuais reduzem, ou até mesmo eliminam aquelas visitas desnecessárias, que somente são feitas porque o anúncio do imóvel possui imagens ruins ou informações insuficientes.

6. Redução de custos e otimização de tempo

Ao reduzir o número de visitas presenciais também se elimina o tempo gasto no trânsito e as despesas com gasolina. Esses benefícios são tanto para o corretor quanto para os clientes. Sem se preocupar com isso, é possível otimizar o tempo disponível e utilizar ele de uma forma melhor.

7. Atendimento personalizado e diferenciado

O processo de venda fica a favor do cliente. Não é o cliente que vai ao corretor de imóveis, é o corretor é quem leva as opções de imóveis até o cliente. A reunião pode ser feita na casa do cliente, na empresa ou até mesmo em um café. Não é preciso exigir que o cliente vá até a imobiliária.

8. Apresentação e venda de imóveis a distância

Clientes com intenção de comprar um imóvel no campo, litoral ou até mesmo em outro país não precisam ir até eles pessoalmente. Não é necessário gastar tempo e dinheiro em viagens de avaliação de imóveis. Essa avaliação pode ser feita de forma virtual e remota. Os Tours 360 e a Realidade Virtual se encaixam como uma luva nesses casos.

FEIRAS E EVENTOS

9. Imóveis virtuais em feiras, eventos e shoppings

O uso da Realidade Virtual em locais com grande fluxo de pessoas é indicado para chamar a atenção e despertar o interesse dos visitantes. Permite levar os imóveis aonde estão os potenciais compradores, impactando eles de uma forma diferente e interativa.

10. O uso de óculos de melhor qualidade

Em ações de marketing que envolvam um público maior, é inteligente utilizar modelos de óculos de realidade virtual de melhor qualidade. Desta forma é possível transmitir às pessoas uma experiência ainda mais impactante.

11. Contribuir para a difusão dos óculos de realidade virtual

Ao fechar um negócio, é possível oferecer ao cliente um óculos de realidade virtual como brinde. Há ótimos modelos a um preço acessível. Para a divulgação à um maior número de pessoas há modelos de óculos feitos de papelão, que podem ser personalizados com a identidade visual do empreendimento ou da empresa.

TRÁFEGO, RETENÇÃO E CAPTAÇÃO

12. Mais cliques e tempo maior de navegação no anúncio

Os Tours Virtuais 360 são conteúdos interativos que despertam maior interesse dos clientes. Eles contribuem para aumento no tráfego dos anúncios (quantidade de cliques) e mantém os visitantes mais tempo navegando pela página.

13. Centralizar os imóveis com conteúdo interativo

Os Tours Virtuais 360 permitem que os clientes tenham uma ampla visão dos ambientes internos e áreas de lazer dos imóveis. Sempre que possível, é interessante facilitar a busca e acesso aos anúncios de imóveis que possuem conteúdo interativo (assim como essa imobiliária em Balneário Camboriú, SC).

14. Anúncios com conteúdo relevante e em destaque

Os clientes buscam por informações de qualidade. Utilizar um conteúdo rico em detalhes ajuda a destacar os anúncios e a converter mais leads. Os Tours Virtuais 360 são conteúdos que conseguem mostrar detalhes dos imóveis de forma visual e interativa em um único local.

MOBILE

15. Aplicativos de Realidade Virtual

As plataformas mobile são muito utilizadas pelas pessoas, independente de segmento de marcado. Utilizar dos recursos mobile é fundamental. Soluções em Realidade Virtual permitem experiências imersivas a partir de aplicativos.

16. Conteúdo de Realidade Virtual online

Grande parte do tráfego na internet ocorre através de smartphones e tablets. No mercado imobiliário, isso não é diferente. Conteúdos de Realidade virtual podem ser acessados online, integrados aos anúncios dos imóveis e adaptados para visualização nos dispositivos mobile.

17. Apresentação imersiva em plataforma de Realidade Virtual

Apresentações personalizadas para empreendimentos em fase de lançamento. Em outras palavras, cada empreendimento passa a ter um perfil único dentro da plataforma, sendo apresentado em forma de “aplicativo mobile”. Veja como funciona:

  1. Instale este aplicativo (disponível para Android e iPhone).
  2. Após a instalação, ao acessar o app, logo na primeira tela há um campo de busca.
  3. Informe uma dessas #HASHTAGS no campo de busca: #THELUX, #VENICE, #TERRAZZO, #RIVIERA1, #SANTABARBARA ou #VILLADOMANI.
  4. Cada uma dessas #HASHTAGS representam um empreendimento diferente, com apresentação em Realidade Virtual, imagens, plantas, vídeos, redes sociais e informações de contato.
MeuPasseioVirtual para Construtoras: Busca por Hashtag

REDES SOCIAIS

18. Compartilhamento de conteúdos interativos

As redes sociais são locais de fontes de pesquisa. É onde os clientes buscam por referências, opiniões e depoimentos. Elas possuem participação importante no processo de compra. É uma ótima estratégia se fazer presente nesse meio. Redes sociais como o Facebook, Youtube e Vimeo permitem a divulgação de imagens 360 e vídeos 360.

19. Indicações e apresentações indiretas

Quando entregues como brinde, os óculos de realidade virtual ajudam na divulgação indireta do empreendimento. Por exemplo, um churrasco de família, ou entre amigos, é uma ocasião onde um cliente pode apresentar o imóvel adquirido usando a Realidade Virtual. A indicação e o boca-a-boca ainda são muito fortes no mercado imobiliário.

20. WhatsApp como acesso a conteúdo imersivo

É possível enviar ao cliente links de vídeos 360 e Tours Virtuais 360 através do WhatsApp. Assim, é possível ter a certeza que ele recebeu e viu a mensagem. Além disso, o cliente pode acessar o conteúdo no momento que for mais oportuno para ele (o que é melhor do que ficar ligando ou mandando e-mail).

Compartilhamento de Tour Virtual 360 no WhatsApp

A Realidade Virtual nos dá possibilidades de pensar fora da caixa. Se dividirmos ela em seus 3 (três) pilares, conseguimos facilmente integrar essa tecnologia com ferramentas e ações tradicionais. É possível obter melhores resultados quando aproveitamos as melhores ferramentas e os melhores processos.

Open House 24h - Mercado imobiliário: imóveis em 360 e Realidade Virtual

Criamos alguns artigos para ajudar a entender mais sobre os 3 (três) pilares da Realidade Virtual: Conteúdo Imersivo, Aplicativo ou Software de Realidade Virtual e Óculos de Realidade Virtual.

Espero ter contribuído com o conteúdo desse post.

Abraços!


Maicon Klug
contato@imersiovr.com

Um comentário sobre “20 maneiras de utilizar a Realidade Virtual no Mercado Imobiliário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.