MeuPasseioVirtual: o aplicativo de Realidade Virtual e Tour 360°

Você já deve ter visto aquelas imagens 360° que são postadas no Facebook (talvez até já tenha feito isso). Mas além de postar no Face, você utiliza elas na apresentação dos projetos para os clientes? Nesse artigo vou apresentar um aplicativo que vai lhe ajudar a dar show nas apresentações!


Se você busca inovar nas apresentações de seus projetos, dar show e encantar seus clientes, você precisa conhecer o MeuPasseioVirtual! Ele é um aplicativo que permite criar Tours Virtuais 360° de forma muito simples.

Ele possui recursos de realidade virtual onde você consegue apresentar os Tours Virtuais 360° utilizando óculos de realidade virtual. Em outras palavras, você coloca os clientes dentro do projeto!

A solução está no mercado há poucos meses, mas já é utilizada por 829 arquitetos, decoradores e design de interiores (e esse número cresce todo dia).

Download

Ele está disponível para download em iOS e Android. O MeuPasseioVirtual é compatível com vários modelos de smartphones, mas para uma melhor experiência de uso (principalmente na realidade virtual) é desejável que o aparelho tenha giroscópio.

badge-app-store     badge-play-store

Os smartphones mais indicados são os iPhones (acima do 5S) e alguns modelos Samsung Galaxy (S5, S6, S7, Edge, Note 4 e Note 5). Ele também funciona muito bem com o Nexus, Xperia Z5, Asus Zenfone e alguns modelos Motorola e Lenovo.

Login e Senha

Para criar os Tours 360° e acessar os recursos de apresentação com Realidade Virtual você precisará de um usuário/senha. O cadastro é muito simples: é só clicar no botão vermelho “Criar uma conta”, preencher uma meia dúzia de campos e pronto.

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tela-login

DICA IMPORTANTE: O MeuPasseioVirtual também possui uma versão web, veja nesse link. Com o mesmo usuário/senha você tem acesso ao app e ao portal web. O bacana da versão web é que você pode criar os Tours Virtuais por lá e depois baixar eles para o smartphone 🙂

Como criar Tours Virtuais 360°

Para utilizar o MeuPasseioVirtual e criar os Tours Virtuais, o único requisito é que você utilize imagens 360° (arquivos .jpg). Podem ser fotografias ou imagens 3D renderizadas em 360°. Se você tem dúvida de como gerar uma imagem 360°, veja o artigo Tudo sobre imagens 360°: Como criar, compartilhar e usar a realidade virtual.

Com as imagens “em mãos”, é possível criar um Tour Virtual em apenas 4 (quatro) passos! No primeiro acesso ao app ele apresenta um tutorial, que replico aqui nesse post. Veja abaixo.

A primeira tela é uma mensagem de boas vindas.

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tour-tutorial-inicio

Passo 1 mostra como iniciar a criação de um novo Tour Virtual 360°. Para isso, basta clicar no botão azul (“+”).

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tour-tutorial-passo1

Lembra das imagens 360°? É no Passo 2 que você precisará delas. Ao clicar no botão verde de “upload” o MeuPasseioVirtual abrirá a galeria de fotos do seu celular e você poderá selecionar quais imagens deseja carregar para o passeio virtual.

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tour-tutorial-passo2

Nesse exemplo eu usei um smartphone Android, então ele me permitiu abrir diferentes pastas de imagens (galeria, downloads, etc), já no iPhone é possível acessar apenas a galeria de imagens (ou rolo de câmera).

Por garantia, sugiro que você sempre utilize a galeria de imagens (ou rolo de câmera) para salvar as imagens 360°.

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tela-relacao-imagens-360

Após carregar as imagens 360°, você pode ordenar elas e definir a sequência que deseja que elas sejam apresentadas durante a visualização do Tour Virtual 360°.

O Passo 3 é o último passo de criação do Tour Virtual. Aqui você salva o passeio e dá à ele um nome de identificação (descrição) e então clica no botão verde estilo “Check”.

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tour-tutorial-passo3

Nesse ponto o seu Tour Virtual 360° está criado e pronto para ser visualizado. Caso você tenha criado mais passeios virtuais, eles são apresentados no aplicativo conforma na tela abaixo.

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tela-tours-virtuais-360

Veja que há um botão estilo “Play” em cada um dos passeios virtuais. Para navegar entre as imagens 360° de cada passeio, você precisa apenas clicar em nesse botão de “Play” e selecionar o tipo de visualização que deseja.

Então chegamos ao Passo 4, o último passo do tutorial. Aqui você seleciona a forma como deseja mostrar o Tour Virtual 360° que acabou de criar. Há duas opções: com óculos ou sem óculos.

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tour-tutorial-passo4

Ao final do tutorial, é apresentada uma tela final onde você indica que entendeu o passo-a-passo. Depois disso você já poderá criar seus primeiros Tours Virtuais 360°.

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tour-tutorial-fim

Visualização do Tour Virtual 360°

Detalhando um pouco o Passo 4

Quando você optar por utilizar os óculos de realidade virtual, a tela é dividida em 2 (duas) partes, sendo uma visualização para cada lente. Veja a imagem abaixo.

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tour-360-vr-torre-eolica3

Há vários tipos de óculos de realidade virtual que você pode utilizar, alguns modelos estão no artigo Tudo sobre os melhores óculos de realidade virtual. Um dos mais simples e práticos é o Cardboard. Para utilizar ele é só encaixar o smartphone na frente, usando o próprio celular como tela para os óculos.

A outra forma de visualização é através da tela cheia do smartphone. Nessa visualização é possível girar a imagem 360° com o touchscreen ou então movimentar o celular para os lados, para cima e para baixo (usando o giroscópio).

A imagem abaixo mostra a visualização em fullscreen na tela. Para navegar entre as imagens é só selecionar as setas que aparecem no cantos esquerdo e direito.

meu-passeio-virtual-aplicativo-realidade-virtual-tour-360-torre-eolica2

Simples não? Agora é só baixar, inovar nas apresentações e encantar seus clientes dando um show!!

badge-app-store     badge-play-store

Artigos que podem lhe interessar

Separei também outros 3 (três) artigos que irão lhe ajudar a criar as imagens 360° e escolher alguns bons modelos de óculos de realidade virtual:

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que aproveite bastante as dicas do post. Nos falamos mais nos próximos artigos!

Grande abraço!


Maicon Klug
maicon@imersiovr.com
CEO
Imersio

A Imersio é a principal empresa do Brasil em desenvolvimento de softwares, aplicativos e soluções para realidade virtual. Em seu portfólio estão construtoras, imobiliárias, escritórios de arquitetura e indústrias.

Um comentário sobre “MeuPasseioVirtual: o aplicativo de Realidade Virtual e Tour 360°

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.