Vendendo projetos de arquitetura com Tours Virtuais 360°

Projetos em 3D, desenhos, rascunhos e imagens renderizadas são ferramentas  importantes para os arquitetos, mas elas não conseguem “conversar” com o cliente. Uma tecnologia que pode ajudar nesse diálogo é o Tour Virtual 360º. Ele é uma maneira mais eficaz de traduzir a visão do arquiteto para os clientes e, assim, vender os projetos.


Tours Virtuais 360° levam os clientes para dentro do projeto. Eles proporcionam a visão prévia de como a construção ficaria na vida real. Essa perspectiva de visão é fornecida através de imagens panorâmicas 360°, que cobrem todos os ângulos de visão.

Para criar um Tour Virtual 360° você precisa combinar imagens 360° de alta qualidade com tecnologia. As imagens você pode obter através de renderizações (usando um software de modelagem 3D), enquanto a tecnologia está acessível através de um software ou aplicativo especialista.

crie-passeios-e-tours-virtuais-usando-fotos-e-imagens-360-gratuito

Quando um cliente visualiza um Tour Virtual 360°, ele tem uma noção de como seria visualizar e visitar o projeto fisicamente. Por exemplo: ele pode se mover da sala para o quarto, navegar pelos cômodos, aplicar “zoom” e observar características e detalhes específicos dos ambientes.

Os benefícios dos Tours Virtuais 360°

Os Tours 360° são aplicáveis a qualquer tipo de projeto, seja ele grandioso ou restrito a um baixo orçamento. Entretanto, eles são especialmente valiosos em projetos de grande orçamento, apresentações de vendas corporativas e projetos de luxo ou alto padrão.

Clientes com demanda desse tipo tendem a receber diversas apresentações (e muitas delas impressionantes). Os Tours Virtuais 360° podem traduzir melhor a visão do projeto, permitindo que uma empresa de arquitetura (ou profissional) se destaque da concorrência em diferentes aspectos:

  • Na apresentação dos projetos
    • Agregando valor aos projetos através de um diferencial competitivo único.
    • Comunicando melhor o conceito e os detalhes dos projetos para os clientes.
    • Certificando que os clientes “estão na mesma página” e que compreenderam a proposta de design, decoração e planejamento.
    • Fazendo o cliente vivenciar o projeto, com a sensação de estar dentro dele.
    • Reduzindo o tempo de aprovação do projeto.
  • No processo de vendas
    • Aperfeiçoando as apresentações durante o processo vendas.
    • Mostrando aos potenciais clientes um portfólio rico em detalhes e interação.
    • Transmitindo uma idéia exata do que eles estão comprando.
  • Nas ações de marketing
    • Engajando os atuais clientes com novas ideias e projetos, estimulando eles a compartilharem as novidades.
    • Anunciando os serviços de arquitetura em sites, portais e redes sociais.
    • Compartilhando o portfólio de projetos em redes sociais.

Confiança e segurança

Quando usamos Tours Virtuais 360°, fazemos com que os clientes sejam levados para dentro do ambiente virtual, para dentro do projeto. Essa visualização dá um tom e sensação de realidade, permitindo que os clientes sintam-se confortáveis e seguros quanto ao entendimento do projeto. Desta forma não há surpresas, imprevistos ou ruídos entre a apresentação do projeto, a construção e a entrega.

Para quem são os Tours Virtuais 360°?

Além dos arquitetos e escritórios de arquitetura, os Tour Virtuais 360° também são indicados para engenheiros, construtoras e incorporadoras, imobiliárias, projetistas, designers de interiores, paisagistas, estúdios 3D, empresas de móveis planejados, lojas de móveis e decoração e fotógrafos especialistas em imóveis e arquitetura.

Como gerar conteúdo 360°?

Para criar um Tour Virtual, obrigatoriamente é necessária a utilização de imagens 360°. Essas imagens podem ser geradas a partir de renderizações de um projeto 3D ou captadas em fotografias, registrando representações digitais de locais reais. Você pode ver mais detalhes no artigo Tudo sobre imagens 360°: como criar, compartilhar e usar a realidade virtual

 

E você? Tem usado Tours Virtuais 360° na apresentação dos projetos para seus clientes? Me conte como está sendo a experiência!

Grande abraço e até o próximo artigo!


Maicon Klug
maicon@imersiovr.com
CEO
Imersio

A Imersio é a principal empresa do Brasil em desenvolvimento de softwares, aplicativos e soluções para realidade virtual. Em seu portfólio estão construtoras, imobiliárias, escritórios de arquitetura e indústrias.

2 comentários sobre “Vendendo projetos de arquitetura com Tours Virtuais 360°

    1. Que ótimo saber disso!! Melhor ainda saber dos resultados positivos!! 🙂
      Como vocês estão fazendo a apresentação desses Tours Virtuais? Vocês usam qual software ou aplicativo de Realidade Virtual?

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.