Exemplos reais de empresas que usam Realidade Virtual (VR) no mercado

Muito do que vemos sobre Realidade Virtual está relacionada a entretenimento. Já é possível encontrar muitas experiências voltadas a jogos e simuladores (é muito provável que você já tenha visto os simuladores de montanha-russa em algum shopping). Mas não devemos nos enganar, a potencial da Realidade Virtual vai muito além da diversão.


As empresas de jogos estão ganhando muito dinheiro com a Realidade Virtual. Tudo bem, eles possuem um público-alvo que aguarda ansiosamente por novas tecnologias e está sempre atento aos lançamentos. O que ele fazem é nada mais que entregar aos clientes o que eles desejam. E essas experiências vem se tornando cada vez melhores e mais interativas.

Tudo sobre os melhores óculos de realidade virtual

Não há limites para a Realidade Virtual

Vamos esquecer um pouco a questão dos jogos e entretenimento. Vamos pensar em como a Realidade Virtual pode nos auxiliar em nosso dia-a-dia. Pare um momento e pense em como você poderia utilizar a Realidade Virtual para: atrair mais clientes, engajar melhor os clientes atuais, ensinar, mostrar detalhes de um produto ou serviço ou vender mais.

Bom, caso você não consiga visualizar um cenário onde possa utilizar a Realidade Virtual no seu negócio, vou lhe ajudar com alguns exemplos. Eu relacionei aqui uma série de aplicações da Realidade Virtual em setores totalmente diferentes do entretenimento. São vídeos mostrando casos reais de empresas, depoimentos e algumas reportagens interessantes sobre o uso da Realidade Virtual.

Realidade Virtual no Mercado Imobiliário

O mercado de construção civil utiliza muita tecnologia nos processos construtivos. Entretanto, a sua vertical responsável pelas vendas dos imóveis é muito conhecida pelo seu perfil conservador. O processo de venda de hoje é praticamente o mesmo de 10 ou 15 anos atrás. A internet, os celulares e os portais de vendas de imóveis facilitaram muita coisa, mas ainda não transformaram esse setor.

A Realidade Virtual surge como potencial divisor de águas. Redução de custos com imóveis decorados, tangibilização de empreendimento na planta, visitas presenciais apenas quando realmente forem necessárias, disponibilidade de visitas 24h por dia, sem barreiras geográficas para apresentação dos imóveis. Os imóveis podem ser vistos em qualquer lugar e a qualquer momento!

Se você ainda tem alguma dúvida quanto ao uso da Realidade Virtual no mercado imobiliário, veja a sequência de vídeos abaixo. São depoimentos de pessoas que passaram pela experiência de imersão em feiras. Elas puderam visitar vários apartamentos decorados virtuais através dos óculos. Confira!

 “… As vezes com a correria do dia-a-dia a gente não tem tempo de visitar o apartamento decorado. Essa ideia foi fantástica, porque vocês trouxeram o apartamento decorado pra gente. Foi muito bom”.

Open House 24h - Mercado imobiliário: imóveis em 360 e Realidade Virtual

Realidade Virtual na Arquitetura e Móveis Planejados

Na área de arquitetura, os projetos 3D podem ser transformados em ambientes virtuais. Para quem está contratando os serviços de um arquiteto ou designer de interiores, ter a sensação de estar no ambiente virtual é um grande diferencial. Para o cliente, fica mais fácil entender o projeto. Para o profissional, mais simples de apresentar e validar possíveis alterações.

Em um primeira experiência usando os óculos, algumas pessoas já conseguem identificar os benefícios das Realidade Virtual na área de arquitetura, decoração e design de interiores. Assista o depoimento abaixo.

Alguns profissionais de arquitetura já usam a Realidade Virtual como ferramenta de apresentação aos clientes. Além de utilizarem a tecnologia, também compartilham esse conhecimento com outros profissionais. É o caso da arquiteta Larissa Reais, que postou um vídeo em seu canal explicado detalhes de como ela constrói a experiência imersiva.

Há empresas e profissionais de arquitetura, móveis planejados e marcenarias que atem principalmente pessoas físicas. Nesses casos, boa parte dos negócios gira mundo em torno das indicações. Existem óculos de papelão de baixo custo que podem ser oferecidos como brinde aos clientes. É uma ótima maneira de fazer com que ele lhe ajude ainda mais na indicação: apresentando o projeto para amigos e familiares.

Também há aquelas empresas e profissionais que trabalham em grandes projetos corporativos, públicos e privados. Para esses profissionais, a Realidade Virtual contribui em todo o processo de desenvolvimento e execução, desde que integrada ao modelo BIM. É possível colocar todos os engenheiros e arquitetos responsáveis dentro projeto, compartilhando a mesma visualização e status de desenvolvimento.

aplicativo-vr-para-apresentar-projetos-de-arquitetura-decoracao-e-design-de-interiores-banner-azul-promo-artigo

Realidade Virtual na Educação

O Google nos ensina que não é preciso um equipamento de última geração para gerar uma experiência marcante. O Google Expedition é um exemplo disso. Utilizando um óculos de papelão e um smartphone, crianças do ensino fundamental podem aprender de forma mais divertida e interativa.

Esse projeto também nos ensina que é possível mudar processos e transformar mercados a partir do uso de tecnologias como a Realidade Virtual. Os métodos de ensino são os mesmos há anos, acredito que sejam até seculares! É um modelo arcaico para um mundo onde vivemos expostos ao contato com a tecnologia a todo momento.

Maior absorção de conhecimento

Em nosso cérebro, experiências vividas são registradas em áreas de rápido e fácil acesso. É por isso que nos lembramos facilmente dos acontecimentos que presenciamos pessoalmente. Para nosso cérebro, esse tipo de informação é, de certa forma, mais importante do que algo que vimos, lemos ou ouvimos.

Por isso a Realidade Virtual é tão impactante e vista como revolucionária na educação: ela permite a experiência durante o momento de aprendizado! Ela desperta nos alunos um maior interesse pelos estudos e contribui para uma melhor absorção e fixação do conteúdo apresentado em sala de aula.

Tudo sobre os melhores óculos de realidade virtual

Realidade Virtual na Saúde

Assim como na Educação, a área da Saúde também pode sofrer uma transformação através da Realidade Virtual. Existem procedimentos que podem gerar algum tipo de stress ou trauma nos pacientes. São nessas situações que a Realidade Virtual pode ser introduzida para aliviar, confortar ou até mesmo eliminar essas condições adversas.

VR Vacina

No procedimento de vacinação foi utilizada a Realidade Virtual para minimizar o medo associado a agulha e a injeção. A criança veste os óculos de realidade virtual e é levada para dentro de um cenário imaginário. Nesse ambiente virtual, um personagem convida a criança a participar de uma tarefa, como se ela fosse parte integrante daquele mundo.

Como resultado, a criança passa a se envolver com a história e o contexto do mundo virtual e ignora os procedimentos realizados pela médica. Quando a experiência virtual termina, ela nem se dá conta de que acabou de recebeu a vacina.

Depois do Hermes Pardini, outros centros de medicina diagnóstica e preventiva também começaram a utilizar a Realidade Virtual em procedimentos de vacinação. É uma tendência que experiências semelhantes estejam disponíveis para outros procedimentos, inclusive aqueles realizados com adultos.

Tratamento de fobias

Essa é outra aplicação da Realidade Virtual na área da Saúde. Durante a terapia, o paciente veste os óculos de imersão e é exposto à cenários e conteúdos que lhe causam o  medo. Ele sabe que está em um local seguro fora do ambiente virtual. Entretanto, o cérebro recebe as imagens vistas pelos olhos e processa aquela informação como verdadeira e dispara um “sinal de alerta”.

A terapia é baseada em pequenas exposições às situações causadoras da fobia. Essas exposições vão aumentando conforme o paciente for apresentando sinais de evolução. A Realidade Virtual coloca o paciente em frente ao seu medo e o auxilia a enfrentá-lo. É como se o cérebro estive sendo treinado para não considerar mais aquela situação como algo perigoso. Os vídeos abaixo mostram como isso é feito na prática.

A Samsung desenvolveu aplicativos para um programa chamado BeFearless. Os aplicativos já possuem conteúdos para auxiliar no combate ao medo de altura e de falar em público. É um tipo de terapia que você mesmo pode experimentar através dos óculos Samsung Gear VR.

Realidade Virtual no Turismo

Ao usar a Realidade Virtual no Turismo, a ideia não é substituir a visita presencial por uma virtual. O objetivo é mostrar o potencial turístico de cada local. É fazer com que o turista tenha ainda mais certeza que deseja ir para esse lugar pessoalmente. É um tipo de degustação, uma pré-viagem.

O município de Bonito-MS é conhecido por suas belezas naturais e realiza um ótimo trabalho de atração de turistas. No Brasil, muitas pessoas sabem da riqueza natural de Bonito mesmo sem nunca terem ido até lá.  O video 360° abaixo ilustra muito bem esse trabalho é realizado (para ver em 360°, use o Google Chrome).

Os agentes públicos de cada país, estado ou cidade podem utilizar desses recursos para promoverem suas regiões e atraírem mais turistas. Empresas de turismo podem vender pacotes de viagens apresentando os destinos em Realidade Virtual. Os próprios clientes podem ter essas experiências sem mesmo sair de casa.

crie-tours-virtuais-360-na-maior-plataforma-saas-de-realidade-virtual-banner-azul-promo-artigo

Realidade Virtual no Varejo

O setor varejista tem buscado cada vez mais por tecnologias. É uma maneira inteligente de oferecer aos seus clientes maior facilidade, comodidade e uma experiência agradável durante o processo de compra. Um grande exemplo disso são as futuras lojas físicas da Amazon (uma delas já operando nos EUA): entre, pegue o produto e saia. Simples assim.

Para aquelas pessoas que precisam ir ao supermercado, mas não encontram tempo para isso, a virtualização é uma solução interessante. Pode ser feito em família e sem sair de casa. O que é mais caro para um varejista: manter uma operação 24h ou disponibilizar um ambiente virtual online para que os clientes entrem comprem? Eu não tenho a resposta para essa pergunta, mas é algo a se pensar, não é?

A imersão virtual pode ser utilizada em pesquisas de mercado e testes A/B para posicionamento de produtos nas gôndolas. Os testes simulados com ambiente virtuais permitem melhorar layout e distribuição dos produtos nas lojas físicas. A mesma ideia de solução pode ser disponibilizada aos consumidores para vendas reais.

A virtualização de lojas já tem iniciativas no Brasil. Esse conceito é a união do há de melhor dos mundo online e offline. Cada vez mais, as lojas passam de ser apenas um ponto de vendas para ser um ponto de experiência com as marcas e produtos. Esse é um movimento de adaptação aos novos perfis e comportamentos dos consumidores.

Realidade Virtual em Treinamentos Corporativos

Dentro da indústria é possível utilizar a Realidade Virtual como ferramenta de capacitação. Ela pode ser incorporada na simulação de atividades de risco, processos produtivos, operação de máquinas, manutenção de equipamentos, cursos técnicos especializados, integração de novos colaboradores, primeiros socorros, treinamentos práticos em segurança do trabalho e outros.

Os treinamentos utilizando Realidade Virtual simulam situações e procedimentos reais. Ao vestir os óculos, a pessoa fica inserida dentro daquele contexto e, assim como em um jogo, é solicitada a realizar determinadas atividades. E essas atividades virtuais são procedimentos reais que o colaborador encontrará durante o trabalho.

Pense em procedimentos de risco e atividades de alta periculosidade. Ambos os casos necessitam de treinamentos exaustivos e recorrentes. Isso evita que o colaborador realize algum procedimento que possa colocar sua vida em risco. Entretanto, os treinamentos práticos também podem ser perigosos. E é aqui que a Realidade Virtual surge com grande aliada.

De certa forma, os treinamentos corporativos não são tão diferentes de outros métodos de ensino. Quando incluímos atividades práticas, os colaboradores conseguem maior absorção de conteúdo e melhor fixação do aprendizado. Além desses benefícios, a Realidade Virtual também proporciona total segurança.

Outras aplicações da Realidade Virtual

A Realidade Virtual permite inserir as pessoas dentro de um contexto ou local onde dificilmente elas conseguiriam ir na vida real. Ou, em alguns casos, onde poucas pessoas conseguiriam ter acesso na vida real.

Selecionei algumas dessas situações que estão expostas em vídeos 360°. Vendo aqui elas não são imersivas, mas se você assistir no aplicativo do Youtube, poderá selecionar o modo VR e utilizar os óculos de realidade virtual. Tenha uma ótima experiência!

Leões em 360°

Você já se imaginou passando algumas horas junto a uma família de leões? Será que você conseguiria fazer isso na vida real? Com a Realidade Virtual é possível ter essa experiência.

Final da Champions League em 360°

Muitos amantes do futebol pagariam uma fortuna para estar no estádio e ver um jogo desses pessoalmente. Em breve, poderemos assistir várias transmissões de jogos de forma imersiva, direto do conforto de nossas casas (isso já é possível em jogos de basquete da NBA).

Cockpit de um Airbus A320 em 360°

Quando você compra uma passagem de avião, não consegue selecionar aquela poltrona do lado do piloto e co-piloto. Ainda bem que a Realidade Virtual não possui as limitações dos sites de compra das empresas aéreas.

Cockpit de Fórmula 1 em 360°

Pilotar um Fórmula 1 é uma experiência limitada a poucos, mas deseja por muitos. Não é possível garantir que um dia você conseguirá dirigir um carros desses, mas com a Realidade Virtual você consegue sentir como é de estar no cockpit de um.

Vou ficando por aqui. Tentei resumir ao máximo e ainda assim foi bastante conteúdo. Mas, o assunto é bom e permite isso 🙂

Até o próximo conteúdo!

Abraços!


Maicon Klug
contato@imersiovr.com

Sócio-fundador da Imersio
Idealizador do projeto MeuPasseioVirtual
Empreendedor
Investidor (Startups e Mercado Imobiliário)
—–

2 comentários sobre “Exemplos reais de empresas que usam Realidade Virtual (VR) no mercado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.