O futuro dos projetos de arquitetura com a Realidade Virtual

A tecnologia traz benefícios diretos para as áreas de arquitetura, design de interiores e afins. Os projetos de arquitetura com a Realidade Virtual geram experiências positivas que afetam diretamente a venda e apresentação aos clientes. Como sempre, boas experiência abrem portas, experiências ruins fecham todas delas.


Aos poucos, a Realidade Virtual vem sendo utilizada por mais pessoas. Quem contrata os serviços de um arquiteto já está pensando em “experimentar” o projeto antes de estar pronto. As pessoas querem fazer um “test drive” do projeto antes de executar ele (e o mesmo ocorre com designers de interiores, decoradores, empresas de móveis planejados e outros).

Essa exigência por novidades é muito comum, em qualquer setor. Conforme a tecnologia evolui, o hábito de consumo das pessoas também muda. Com isso, todo o mercado é impactado. Na área de arquitetura e design de interiores não é diferente.

Com o conteúdo desse artigo, quero passar um pouco da minha visão de como os projetos de arquitetura com a Realidade Virtual podem atrair mais clientes, gerar maior conversão nas vendas e deixas as apresentações mais interativas.

Plataforma de Realidade Virtual para Arquitetos, Designers de Interiores e empresas de Móveis Planejados

Apresentar projetos

Você já havia imaginado que um dia seria possível levar o cliente para dentro do projeto de arquitetura? Já pensou em poder mostrar à ele cada detalhe de uma maneira que ele pudesse sentir que está realmente dentro do ambiente?

Hoje, isso já é algo do nosso cotidiano. Entretanto, há pouco tempo atrás era apenas uma utopia. A evolução da tecnologia nos proporcionou apresentar os projetos de arquitetura com a Realidade Virtual. Criar experiências de imersão se tornou tão simples que você precisa de apenas 3 (três) itens:

  1. Imagens 360°
  2. Aplicativo mobile
    • O app mobile permite que você apresente as imagens 360° em seu próprio smartphone.
    • Você pode usar um aplicativo disponível para celulares Android e também para iPhones: MeuPasseioVirtual
  3. Óculos de realidade virtual
    • É através dos óculos que você “transporta” o cliente para dentro do projeto. Em conjunto com o aplicativo, os óculos dão ao cliente a sensação de estar “dentro” das imagens 360°
    • Você pode utilizar um dos modelos apresentados no artigo tudo sobre os melhores óculos de realidade virtual

Neste modelo, você continua construindo os projetos da mesma forma e através da mesmas ferramentas de modelagem 3D. A diferença, é que agora você gera um render em 360° de cada ambiente (veja esse artigo). Algo muito simples, mas que trás um impacto muito positivo nas apresentações.

Atrair clientes

Há um tempo atrás, escrevi o artigo Arquiteto: Cuidado ao usar a realidade virtual! Você corre o risco de encantar seus clientes! Ele fala bastante em como fazer para atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais. Vou resumir aqui alguns dos itens.

Crie imagens 360°

O conteúdo 360° é a base para a apresentação dos projetos com a Realidade Virtual. Sem ele não há como criar as experiências de imersão. Eles registram uma nova forma de “ver o mundo” por todos os ângulos.

O uso de imagens e vídeos 360° cresce exponencialmente. Quer um exemplo? Vá no Facebook e procure por “Imagens 360” e veja a quantidade de resultados trazidos no item “Páginas”. Veja também o artigo Imagens 360° para o Facebook: saiba como fazer.

Quer um outro exemplo? Vá no Youtube e procure por “Vídeos 360” e observe a lista de opções (use o Google Chrome ou o app do Youtube).

Use redes sociais para divulgar seu portfólio

Vendemos para pessoas! E as pessoas estão nas redes sociais, passando horas do dia navegando pelas timelines, lendo os anúncios, assistindo os filmes… Se você quer impactar as pessoas, faça isso através das redes sociais.

Se você fez a pesquisa que sugeri anteriormente (tanto no Facebook quanto no Youtube) nesse momento (com certeza) você está pensando nesses mecanismos de atração de clientes e imaginando como pode fazer uso deles.

Realidade Virtual em imagens/renders 360 graus para Arquitetura, Design de Interiores e empresas de Móveis Planejados

Utilize Tours Virtuais 360° para interagir com clientes

Esse é um recurso muito popular nos EUA, mas por aqui ele é pouco utilizado. E sabe porque o americano utiliza tanto os Tours Virtuais 360°? Por causa desses números:

  • Páginas com Tour Virtual 360° recebem 50% mais cliques do que páginas sem Tour
  • Os visitantes ficam 5X mais tempo nas páginas com Tour Virtual 360°
  • Em uma pesquisa contratada pela Google, 67% dos entrevistados disseram preferir páginas com Tours Virtuais 360°
  • Em média, 41% das visitas em Tours Virtuais resultam em visitas presenciais (ótimo número para quem divulga a venda imóveis ou reservas em restaurantes, hotéis e pousadas)
  • Produtos ou serviços apresentados com Tours Virtuais 360° tem o dobro de probabilidade de gerar interesse

São números muito interessantes, não? Você também pode obter esses benefícios criando Tours Virtuais 360° de seus trabalhos já realizados. Pense em montar um portfólio de projetos através de imagens 360°.

Veja no vídeo abaixo como é muito fácil criar um Tour Virtual 360°.

Veja no minuto 2:58 que o Tour Virtual 360° fica disponível na web e acessível através de um único link. Esse link você pode utilizar de várias formas:

  • Poste no Facebook e incentive os clientes a clicarem nele
    • Dica: use um encurtador de URL para deixar o link menor, é mais profissional
  • Se você estiver utilizando também o Youtube, insira o link nas descrições dos vídeos
  • Crie e-mails marketing e divulgue os links para sua base de clientes e prospects
  • Use o Whatsapp para enviar os links aos seus clientes
  • Se você utiliza também o Twitter, faça seus tweets inserindo o link encurtado

Essas são apenas algumas ideias. Se você conhece outros mecanismos, use e abuse deles.

Vender mais

Se você trabalha ativamente na atração de clientes (com imagens e vídeos 360°), seus prospects terão maior contato com seu trabalho. Você dará aos potenciais clientes uma nova forma de analisar e avaliar os projetos e de ver os detalhes de forma clara e otimizada. Você dará à eles a sensação de “estar dentro de casa” antes mesmo dela estar pronta.

Isso vai além da expectativa dos clientes. É uma experiência muito mais próxima e pessoal e que aumenta muito a probabilidade da venda. Com essa dinâmica, você não está efetivamente “vendendo” o seu trabalho, o cliente é que está “comprando” ele.

Interagir e compartilhar

Desenvolver um grande projeto implica em envolver muitos profissionais, diferentes equipes, diferentes áreas e até mesmo diferentes empresas (trabalho em parceria). O alinhamento de todos com a ideia original é fundamental em todas as etapas do projeto.

Quando você apresenta esses projetos de arquitetura com a Realidade Virtual, permite que as equipes trabalhem de forma mais eficiente, inteligente e totalmente interativa. Todos conseguem ver uma mesma perspectiva de forma colaborativa, evitando erros de comunicação, redução tempo e ainda otimizando recursos.

A visão realística proporcionada pela realidade virtual permite que os profissionais “visitem” e explorem a construção por dentro, durante a fase de desenvolvimento. Todos conseguem entender e acompanhar as etapas do projeto, corrigir possíveis erros e sugerir alterações. Para as empresas que trabalham com o conceito de BIM, ter a possibilidade de fazer isso em fase de projeto é fundamental.

Depoimentos

Arquiteta fala sobre o uso de imagens 360° e Realidade Virtual em projetos de arquitetura

Arquiteta Greice Bonatti: Como reinventei meu escritório de arquitetura usando Realidade Virtual

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que aproveite bastante as dicas do post. Nos falamos mais nos próximos artigos!

Até o próximo conteúdo!

Abraços!


Maicon Klug
contato@imersiovr.com

Sócio-fundador da Imersio
Idealizador do projeto MeuPasseioVirtual
Empreendedor
Investidor (Startups e Mercado Imobiliário)
—–

4 comentários sobre “O futuro dos projetos de arquitetura com a Realidade Virtual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.